Gestão de expectativas: como lidar com demandas fora do escopo

como lidar com demandas fora do escopo

Você com certeza já passou por isso: o cliente entra em contato no meio do projeto e pede para adicionar um “pequeno” detalhe. Mas o que parece simples para ele, pode representar uma mudança significativa para quem está desenvolvendo.

Importância do escopo

O escopo define tudo que será entregue em um projeto, como será feito e a data prevista de entrega.

Ele garante: 

  • Organização para a equipe: todos sabem exatamente o que precisa ser feito, em qual ordem e quais as prioridades. Isso evita retrabalho e dúvidas ao longo do caminho.
  • Controle de custos: ao delimitar claramente o que está incluso no projeto, fica mais fácil prever o que você vai precisar, quais os profissionais necessários e evitar demandas desnecessárias.
  • Controle de prazo:  com um escopo detalhado, é possível criar cronogramas, acompanhar a evolução das entregas e agir rapidamente em caso de imprevistos.
  • Alinhamento com o cliente: No escopo fica claro o que será entregue, reduzindo mal-entendidos e garantindo uma relação mais transparente.

E tudo que estiver fora do escopo, vai gerar conflitos no projeto, podendo gerar atrasos na entrega.

Tenha o Escopo bem definido

Definir um escopo com clareza é o primeiro passo para um projeto de sucesso, o escopo é uma ferramenta de alinhamento entre o cliente e o time, é a partir dele que se constroem as expectativas e cronogramas viáveis. 

E para que tudo seja bem feito, é preciso ter:

  • Reuniões iniciais: Levante todas as expectativas com o cliente, alinhe os objetivos e registre tudo que for acordado.
  • Documentar tudo: Liste todas as entregas, etapas e prazos.
  • Detalhe pro cliente: Deixe o cliente a par do escopo.
  • Reforce o escopo ao longo do projeto: Mantenha o cliente informado sobre o processo, reforce o que está dentro do combinado e sinalize qualquer solicitação extra.

Mudanças acontecem

Mesmo com tudo bem documentado e alinhado no início do projeto, mudanças podem acontecer. O cliente pode esquecer algum detalhe, perceber algo que não está funcionando como imaginava ou simplesmente mudar de ideia. Para quem está no desenvolvimento, pode significar refazer uma parte inteira do fluxo, reavaliar regras de negócio ou até impactar prazos de entrega.


Mantenha o controle

  • Faça uma análise: A mudança faz sentido? Está alinhada aos objetivos do projeto?
  • Comunique: Explique ao cliente como essa mudança pode afetar os prazos e custos definidos inicialmente.
  • Negocie: Alinhe se a mudança será incluída como um extra, se vai substituir outro item do escopo ou se pode ser feita em uma outra fase.
  • Atualize o escopo: Registre a mudança e ajuste os prazos, se necessário.

Finalizando sem pendências

O tempo é um fator muito importante no desenvolvimento. Mesmo mudanças pequenas podem afetar significativamente o cronograma. Por isso, deixe claro para o cliente que alterações no escopo podem ter implicações no prazo de entrega. 

Sempre é importante avaliar se esses pedidos realmente fazem sentido dentro do projeto, considerando os impactos que podem gerar. A comunicação e a organização são essenciais, certifique-se  que o cliente entendeu o escopo e as etapas do projeto, para evitar mal-entendidos e garantir que todas as expectativas estejam bem definidas.

Índice

Últimos artigos