Para quem é empreendedor, um dos maiores desejos é o de ser reconhecido não só dentro do seu país, mas também internacionalmente.
Antes de se aventurar no mercado internacional, tenha certeza que seu negócio esteja sólido nacionalmente. Se ainda existirem lacunas e muitos desafios a serem enfrentados, expandir para o exterior pode trazer desafios ainda maiores. Ter um negócio estável em seu próprio país serve como base para enfrentar as dificuldades do mercado global.
Por onde começar?
Inicialmente faça uma pesquisa de mercado, as estratégias que usamos no Brasil, são diferentes para os outros países. Saiba que produtos são boas opções para ser escaláveis a nível internacional. Na Evot temos dois exemplos de serviços, o E-Retail, por se tratar de uma plataforma de gerenciamento para varejo, aborda um modelo de negócio que pode ser adaptado a diferentes mercados internacionais, pois o varejo é mundial. Já o E-Fretamento, é um sistema virado para o mercado de transporte fretado do Brasil, que pode não funcionar bem em outros países, e precisa ter um acompanhamento de perto.
Desafios Culturais
Pesquisar sobre a cultura e os costumes do país do seu cliente é fundamental. Cada lugar tem sua particularidade, que para nós pode ser diferente. Por exemplo, em alguns países, o Natal não é comemorado, e desejar “Feliz Natal” pode não ser apropriado. Conhecer seu cliente é um ponto forte para a parceria e pode evitar situações constrangedoras.
Diferenças nas Preferências de Serviço
Com as diferenças culturais também há as diferenças nas preferências do serviço, especialmente em sistemas, cada país tem sua cultura e usabilidade diferentes, o que funciona para os usuários do Brasil, pode não funcionar para o público da Arabia Saudita por exemplo, é muito importante entender o público-alvo do seu cliente. Se o foco for apenas a cultura local, o estudo dessa cultura basta. No entanto, se o objetivo é alcançar um público global, a usabilidade precisa ser adaptada para diferentes públicos. Isso inclui desde mudanças na linguagem e nos métodos de pagamento até ajustes simples, como ícones, que podem não ser reconhecidos ou interpretados da mesma forma em todos os países.
Barreiras Linguísticas
A fluência em inglês é um ponto importante, diversos países adotam essa língua como principal meio de comunicação. Um dos desafios está na pronúncia e os sotaques marcantes de algumas regiões, que podem dificultar a compreensão.
É importante fazer as reuniões com calma, reservando tempo suficiente para esclarecer todas as dúvidas. Gravar as reuniões facilita, permitindo que você possa analisar os pontos discutidos posteriormente.
Além disso, ter o material de apresentação e o briefing da sua empresa adaptado para o inglês é indispensável ao lidar com clientes internacionais e demonstra o seu profissionalismo e preparo para atendê-lo.
Fusos Horários e Disponibilidade
Antes de agendar reuniões com clientes de fora do país, pesquise sobre o fuso horário deles para encontrar um horário que seja conveniente para ambas as partes e evitar conflitos de agenda. Além disso, agende a reunião com antecedência, garantindo tempo suficiente para que todos possam se planejar e verificar suas disponibilidades.
Precificando
Na entrega de um orçamento, pode existir uma tentação de cobrar um valor além do normal, pelo cliente ser de um país que tem maior poder aquisitivo. Superfaturar seu produto pode gerar uma quebra de confiança entre você e seu cliente, se você não conseguir fazer uma boa negociação, ele acaba perdendo o interesse nos seus serviços. O valor deve ser pelo produto ou serviço que você está oferecendo, não pela localização do cliente.
Claro que, com um cliente do exterior, existem desafios a mais que devem sim ser contabilizados na hora de fazer um orçamento, de maneira justa para ambas as partes.
Um trabalho bem feito é a chave
Uma boa relação e entregar resultados satisfatórios durante suas parcerias com clientes do exterior é fundamental para construir uma imagem de respeito com o mercado internacional e construir uma reputação positiva. O feedback dos clientes é uma parte essencial para o crescimento do seu negócio. Clientes satisfeitos tendem a recomendar seus serviços fortalecendo sua presença no mercado.